Website compensa pro meu tipo de negócio ?

Jansser Dias Website compensa para o meu negócio
Se você tem um negócio off-line (que ainda não vende pela internet) ou já está presente nas redes sociais e as vezes se pergunta: “será que compensa fazer um site para meu empreendimento? Tenho a impressão que todo meu público está nas redes sociais!”. E para contribuir com esse pensamento, o portal Statista mostra que nos últimos 3 anos o cenário de acesso a internet se inverteu, hoje já são mais gadgets do que desktops acessando a web. Os computadores representavam 70% de todo o tráfego na internet e hoje 47%, enquanto que os celulares de 30% passaram para 53%.

A questão é, quando você vai até uma empresa, na maioria das vezes você é recebido por alguém uniformizado ou devidamente identificado com um crachá, certo? Quando você conhece um prestador de serviços interessante, o que vem na sua cabeça intuitivamente é pedir pelo cartão dessa pessoa. Onde eu quero chegar é que, alguns hábitos ainda são dominantes no mercado, como a praxe de buscar por uma empresa no Google para checar sua credibilidade. Hoje, o papel dos websites está voltado principalmente para comunicação, credibilidade e formalidade, invés de necessariamente executar uma função do seu produto ou serviço, esse papel tem se mostrado predominantemente dos APPs, que a cada dia serão mais necessários pro mercado .

Outro ponto relevante para não abrir mão de ter uma página na web, é que quando você limita a divulgação/comunicação do seu negócio utilizando as redes sociais, você está condicionado à “vontade” desse intermediário entregar seu conteúdo à sua audiência, “como assim Jansser? Se eu tenho mil seguidores nem todos veem o que eu posto?” Isso mesmo, segundo as próprias redes sociais, hoje cerca de 15% do seu público é alcançado organicamente. Para você alcançar uma parte maior do seu público você deve patrocinar anúncios ou ter muitas interações com a publicação, como curtidas, compartilhamentos e comentários.

Na verdade não tem nada de errado com essa limitação das redes sociais, elas têm seu modelo de negócio e é assim que se mantêm como empresas super valiosas no mercado.

Pra finalizar, eu sei que o custo benefício de utilizar redes sociais e abrir mão de uma página na web pode ainda ser mais interessante pra algumas microempresas, porque fazer um site ainda exige custos significativos. Eu desenvolvo sites desde 2010 e acredito que você dificilmente verá um web designer dizendo isso, mas hoje existem ferramentas como: Klick Pages e Wix que fazem um bom trabalho e devem ser reconhecidas quanto ao seu custo benefício. Ter uma página feita é melhor que ter uma página perfeita, porque perfeita é praticamente impossível. Cabe a cada negócio, transmitir a confiança e credibilidade que estiver ao seu alcance para atender seu público.


Se você achou esse post interessante se inscreva no Blog com seu e-mail aqui em baixo, assim você receberá periodicamente conteúdos como esse.

Inscrito com sucesso. Você será notificado de novos Posts como esse.

Compartilhe: