Website compensa pro meu tipo de negócio ?

Jansser Dias Website compensa para o meu negócio
Se você tem um negócio off-line (que ainda não vende pela internet) ou já está presente nas redes sociais e as vezes se pergunta: “será que compensa fazer um site, todo meu público está nas redes sociais?”. E para contribuir com esse pensamento, o portal Statista mostra que nos últimos 3 anos o cenário de acesso a internet se inverteu, hoje já são mais gadgets do que desktops acessando a web. Os computadores representavam 70% de todo o tráfego na internet e hoje 47%, enquanto que os celulares de 30% passaram para 53%.

A questão é, quando você vai até uma empresa, na maioria das vezes você é recebido por alguém uniformizado ou devidamente identificado com um crachá, certo? Quando você conhece um prestador de serviços interessante, o que vem na sua cabeça intuitivamente é pedir pelo cartão dessa pessoa.Onde eu quero chegar é que, alguns hábitos ainda são dominantes no mercado, como a praxe de buscar por uma empresa no Google para checar sua credibilidade. Hoje, o papel dos websites está voltado principalmente para comunicação, credibilidade e formalidade, invés de necessariamente executar uma função do seu produto ou serviço, esse papel tem se mostrado predominantemente dos APPs, que a cada dia serão mais necessários pro mercado .

Outro ponto relevante para não abrir mão de ter uma página na web, é que quando você limita a divulgação/comunicação do seu negócio utilizando as redes sociais, você está condicionado à “vontade” desse intermediário entregar seu conteúdo à sua audiência, “como assim Jansser? Se eu tenho mil seguidores nem todos veem o que eu posto?” Isso mesmo, segundo as próprias redes sociais, hoje cerca de 15% do seu público é alcançado organicamente. Para você alcançar uma parte maior do seu público você deve patrocinar anúncios ou ter muitas interações com a publicação, como curtidas, compartilhamentos e comentários.

Na verdade não tem nada de errado com essa limitação das redes sociais, elas têm seu modelo de negócio e é assim que se mantêm como empresas super valiosas no mercado.

Pra finalizar, eu sei que o custo benefício de utilizar redes sociais e abrir mão de uma página na web pode ainda ser mais interessante pra algumas microempresas, porque fazer um site ainda exige custos significativos. Eu desenvolvo sites desde 2010 e acredito que você dificilmente verá um web designer dizendo isso, mas hoje existem ferramentas como: Klick Pages e Wix que fazem um bom trabalho e devem ser reconhecidas quanto ao seu custo benefício. Ter uma página feita é melhor que ter uma página perfeita, porque perfeita é praticamente impossível. Cabe a cada negócio, transmitir a confiança e credibilidade que estiver ao seu alcance para atender seu público.
Se você gostaria de saber melhor como funciona sair da ideia para criar uma solução de tecnologia para seus clientes, eu acho que o meu eBook - Como transformar ideias em aplicativos ou criar sua primeira startup do zero pode te ajudar com isso, o download é gratuíto.


Se você achou esse post interessante se inscreva no Blog com seu e-mail aqui em baixo, assim você receberá periódicamente conteúdos como esse.

Inscrito com sucesso. Você será notificado de novos Posts como esse.

Compartilhe: