Como fazer marketing em aplicativos?

Para falar sobre marketing digital fui até a startup SolarView conversar com o CMO (Chief Marketing Officer) Jean Diniz, responsável pela área na empresa. Em nosso bate papo, falamos sobre três pontos importantes para a vida de um aplicativo no mercado, desde a sua concepção à sua evoluão. Jean falou como a SolarView trabalha e executa esses três pontos na prática, mantendo-se como a principal plataforma de gestão energética no Brasil.

1.Validação de Ideia

O primeiro passo para decidir desenvolver um APP é ter uma certa convicção de que a sua ideia resolve algum problema ou melhora a vida de um determinado número de pessoas , por exemplo. E para saber isso, ou seja, o quão eficiente e viável é sua solução você precisa validar sua ideia.

Você pode elaborar e enviar formulários online para pessoas específicas, fazer entrevistas com entendedores do assunto e também procurar por possíveis concorrentes avaliando o que eles estão oferecendo às pessoas. Ter competidores de sucesso é um bom sinal, significa que existe mercado para o que você quer oferecer. E essa foi a principal estratégia utilizada pela SolarView.

No caso da startup, que é da área de energias renováveis, a principal fonte de validação no princípio da ideia foram os concorrentes, na sua maioria Europeus. Ao analisar as funções dos aplicativos concorrentes, o time de desenvolvimento identificou pontos de melhoria e funcionalidades que se tornaram o diferencial na solução que desenvolveram. Assim, antes de um lançamento oficial da plataforma de gestão e eficiência energética, o aplicativo pôde ter essas features inovadoras testadas com alguns interessados e quase que imediatamente surgiram feedbacks dessas pessoas. O que foi um excelente sinal, os usuários não estariam interessados no serviços e principalmente a pagar por eles, se não apontassem pontos de melhoria, concorda? Com isso, a SolarView pôde ter seu primeiro contato com validação de seu aplicativo, e mantêm esse processo até hoje.

2.Presença Online

Tendo em vista um APP já em produção é muito importante ter disponível um canal de comunicação oficial ou meios para que as pessoas te encontrem. Os mais usados são as redes sociais como por exemplo: instagram, facebook, youtube e whatsapp principalmente. Além dessas redes sociais, a SolarView utiliza o seu website e um blog.

Muitas pessoas e empresas desconsideram a importância de um blog, pois pensam que a intenção é ter um retorno financeiro por tráfego e propagandas, por exemplo. Enganam-se nesse sentido, um blog é de extrema importância para atrair usuários com produção de conteúdo gratuito. A estratégia utilizada por diversas startups e pela solarview consiste em gerar conteúdo de valor através do blog para criar leads, que basicamente são meios de contatos (email ou telefone) com as pessoas que voluntariamente forneceram suas informação e mantêm-se como um possível interessado dos serviços ou produtos que podem ser oferecidos.

Logo, a presença online deve ser também a mais abrangente possível nas lojas de aplicativos: google play, play store e Windows Phone Store, por exemplo. Assim, certamente a maioria dos usuários atraídos pelos canais de comunicação, conseguirão acessar e utilizar os APPs.

3.Estratégias de Lançamento

Esperar que um APP seja um sucesso no seu lançamento é um grande erro de desenvolvedores e startups. Na maioria das vezes não existe planejamento como por exemplo: fase beta, segmentação de usuários, investimento em SEO ou estratégias para manter o APP instalado no dispositivo do usuário depois de baixado. Outro erro recorrente é não planejar o lançamento das novas versões, atualizações e até novos serviços oferecidos.

Se tratamento de timing para lançar sua ideia você pode entender um pouco mais baixando o eBook: Como transformar ideias em aplicativos ou criar sua primeira startup do zero , lá você vai aprender que é possível criar o melhor momento para lançar seu APP. A solarview é um startup com alguns anos de estrada e já pode contar com um time de marketing para planejar e executar esses lançamentos. Um ponto interessante é que os usuários formam uma base de clientes segmentadas e cada tipo de feature nova é direcionada para um nicho específico, onde possivelmente o resultado será mais satisfatório.

Jean Diniz exemplifica que para um lançamento que estão executando atualmente existe uma segmentação de leads como: os usuários que compram mais vezes em um determinado período e os que compram menos. Logo, esse lançamento de recursos premium no APP pode ter um resultado melhor no segmento que compra mais e um feedback mais assertivo e construtivo nos que compram menos. Dessa forma, é possível mensurar o resultado e retorno de investimento no lançamento e considerar com mais afinco o feedback da queles que não se sentiram atraídos pela oferta.

Sendo assim, espero que esses três pontos sobre respeito de marketing para aplicativos possam ser um norte ou servir de dicas para você que está começando com sua startup ou já tem uma ideia para começar a trabalhar. Se você quer ficar por dentro de sacadas como essa para a área de tecnologia, se inscreva no blog e você receberá periodicamente conteúdos como esse. Um forte abraço.


Se você achou esse post interessante se inscreva no Blog com seu e-mail aqui em baixo, assim você receberá periodicamente conteúdos como esse.

Inscrito com sucesso. Você será notificado de novos Posts como esse.

Compartilhe: